Descoberto novo malware para Android que se aproveita do Telegram

Os investigadores da ESET descobriram uma nova família de RATs (Remote Administration Tools) para Android que abusa do protocolo Telegram de forma a controlar dispositivos.

Um destes RATs é o chamado HeroRat, vendido num canal do Telegram. Os atacantes aliciam as vítimas a instalar o RAT difundindo-o sob nomes atrativos, através de lojas de apps, redes sociais e apps de mensagens. O malware é distribuído principalmente no Irão, fazendo-se passar por apps que oferecem bitcoins, ligações à Internet e seguidores adicionais em redes sociais, tudo gratuitamente. Ainda não foi detetado na loja oficial Google Play.

O malware corre em todas as versões de Android, mas necessita que o utilizador aceite uma série de permissões para funcionar. Depois de instalado e executado, uma pequena janela aparece, dizendo que a app não consegue correr no dispositivo e será desinstalada automaticamente. Depois da falsa desinstalação terminar, o ícone da app desaparece. No entanto, do lado do atacante, acabou de ser registado um novo dispositivo comprometido.

Depois de ter ganho acesso ao dispositivo da vítima, o atacante pode usar a funcionalidade de bots do Telegram para o controlar. Cada dispositivo comprometido é controlado através de um bot, configurado pelo atacante com o Telegram. O malware tem uma vasta gama de funcionalidades de espionagem e furto de informação, incluindo interceção de mensagens de texto e contactos, envio de mensagens de texto e chamadas, gravação de áudio e ecrã, obtenção da localização e alteração de definições.

Para evitar ser vítima deste malware, instale apps apenas da loja oficial Google Play, leia as críticas dos utilizadores de todas as apps que instalar e tenha em atenção que permissões dá às apps tanto antes como depois da sua instalação.

Leia a notícia completa aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

six − five =