Polícia Judiciária alerta para burla em transacções empresariais

0
171

A Polícia Judiciária alertou empresas que efectuam pagamentos a fornecedores a nível internacional para uma burla informática ao nível de transferências transnacionais.

De acordo com a Pplware, várias investigações tem sido feitas em torno do que parece ser uma apropriação em grande escala de valores pagos através de transferências bancárias internacionais, que ocorre junto de “sociedades comerciais nacionais importadoras de bens”.

Os responsáveis pela burla fazem-se passar por fornecedores e pedem que os pagamentos sejam efectuados através de um IBAN diferente, o que resulta numa transacção indevida de valores.

Segundo a PJ, surgem indicações recebidas por correio electrónico que referem um IBAN diferente do usado habitualmente para estes pagamentos, mencionado inclusivamente uma série de pretextos para a mudança, induzindo os utilizadores em erro, e que posteriormente levam à transferência de somas avultadas para contas que em nada estão relacionadas com os fornecedores, causando assim transtornos financeiros dificilmente recuperáveis.

O método consiste na intercepção de comunicações entre as sociedades envolvidas por parte dos burlões, que depois criam contas de email semelhantes às originais, e se introduzem nas comunicações e se fazem passar pelos verdadeiros fornecedores, apresentando depois o IBAN falso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*