Reiniciar o seu router: Porque o deve fazer

Reinicie o seu router! Este é o conselho divulgado a 25 de maio de 2018 por uma das agências de segurança pública mais conhecidas do mundo: o Federal Bureau of Investigation (FBI) dos EUA. Mas deve realmente seguir este conselho? E se seguir, você sabe como fazê-lo com segurança? Este artigo fornece algumas respostas, tanto longas quanto curtas.

Aqui estão oito respostas curtas, para aqueles que já sabem o que é um router, o que significa uma reinicialização e como a devem fazer.

O que está acontecer? Cerca de 500.000 routers em mais de 50 países foram afetados por um malware chamado VPNFilter.

O que devo fazer? A reinicialização do router – desligue-o, aguarde 30 segundos, ligue-o novamente – isto vai ajudar a ultrapassar este malware específico.

Quem é afetado? Esta ameaça afeta principalmente os routers de pequenos escritórios e escritórios domésticos (SOHO). Abaixo encontram a lista completa de dispositivos afetados.

E se meu router não estiver na lista? Pode ainda estar em risco com o VPNFilter, então o conselho atual é que todos os routers sejam reiniciados.

Reiniciar é o mesmo que restaurar de fábrica? NÃO! Um reset apaga as informações de configuração e volta a colocar tudo como se tivesse vindo da fábrica. Não o faça a menos que saiba como configurá-lo e tenha um registo das informações de configuração, por exemplo, senha de administrador, SSID e assim por diante.

E se meu router for fornecido pelo meu operador? Deve entrar em contacto com eles para obter instruções, caso ainda não tenha sido alertado.

Que outras medidas defensivas posso adotar? Considere atualizar o seu router para o firmware mais recente, altere a palavra-passe padrão e desative a administração remota. No final do artigo, está presente uma tabela de ligações que contêm as instruções para fazê-lo em diversos routers.

A ESET deteta esse malware? Sim, é detectado como Linux / VPNFilter.

 

Lista de modelos conhecidos em risco

Linksys: E1200, E2500, WRVS4400N

Mikrotik Routeros Versions for Cloud Core Routers: 1016, 1036, 1072

Netgear: DGN2200, R6400, R7000, R8000, WNR1000, WNR2000

QNAP: TS251, TS439 Pro, other QNAP NAS devices running QTS software

TP-LINK: R600VPN

Fonte

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

18 − five =