Utilizadores de Android: cuidado com este truque na loja Google Play!

Alguns impostores encontraram uma nova maneira de fazer passar as suas apps enganosas por software legítimo no serviço Google Play, pelo menos à primeira vista.

O truque toma partido do facto de que, para além do nome e ícone da app, existe ainda um outro elemento que os utilizadores veem ao procurar apps: o nome do criador, que aparece por baixo do nome da app. E uma vez que nomes de criador desconhecidos não ajudam a aumentar a popularidade da app, alguns impostores têm começado a usar altos números de instalações, fictícios claro, como nomes de criador, de forma a parecerem criadores estabelecidos com extensas bases de utilizadores.

Para além de números de instalações falsos, alguns impostores têm usado também frases que indicam legitimidade como “Legit Apps”, “Verified Applications” e “Trusted Developers App”. Em certos casos é até usado um símbolo de verificação. A Google não oferece qualquer serviço de verificação de criadores, portanto todas as apps com um símbolo destes devem ser consideradas suspeitas.

De momento existem centenas de apps a usar este truque para enganar os utilizadores. Embora ainda não tenha sido encontrada nenhuma que seja diretamente maliciosa, estas apps mentem sobre a sua funcionalidade, ou não possuem qualquer funcionalidade, e exibem vários anúncios. Felizmente, são fáceis de identificar e evitar:

  • Verifique o número de instalações da app na sua página Google Play, uma vez que é este o número oficial;
  • Tenha em atenção que existe a categoria “Editor’s Choice”, visível no canto superior direito da página Google Play da app, mas não uma categoria ou símbolo “Verified”;
  • Leia as críticas dos utilizadores antes de fazer download de qualquer app;
  • Se uma app tem um número reduzido de instalações reais, ou foi lançada apenas há alguns dias, espere que outros utilizadores a testem primeiro.

Leia a notícia completa aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

nineteen − 6 =