Apps bancárias falsas no Google Play expõem dados de cartões de crédito roubados

Uma nova série de apps bancárias falsas foi encontrada na loja oficial da Google Play. Estas apps alegam poder aumentar o limite de crédito dos cartões para utilizadores de vários bancos indianos, para depois se apropriar dos detalhes dos cartões e de credenciais bancárias através de formulários falsos. Pior do que isso, os dados roubados às vítimas é depois exposto online, em texto simples, num servidor exposto.

Conforme relata o WeLiveSecurity, as apps falsas foram submetidas ao Google Play durante Junho e Julho de 2018, e foram instaladas por centenas de vítimas. As apps foram submetidas por três grupos diferentes, cada um fazendo-se passar por um banco indiano diferente: no entanto, as três apps levam a um único responsável.

Todas as apps funcionam da mesma maneira. Após executadas, apresentam um formulário e solicitam os detalhes do cartão de crédito. Se os utilizadores preencherem o formulário e clicarem em “Enviar”, são levados a um outro formulário que solicita os dados de login do homebanking. Curiosamente, apesar de todos os campos estarem marcados como “obrigatórios”, ambos os formulários podem ser submetidos em branco – um claro indício de algo suspeito.

Passadas estas fases, os utilizadores chegam a um ecrã final onde lhes é indicado que um “Executivo de Apoio ao Cliente” entrará brevemente em contacto. Escusado será dizer que nenhum contacto alguma vez é feito.

Entretanto, os dados são depois enviados em texto simples, não encriptado, para um servidor acessível a qualquer pessoa com um link para o mesmo, sem nenhum tipo de autenticação. Para as vítimas, isto agrava o problema, dado que que os seus dados não só estão disponíveis para o burlão, como para qualquer pessoas que os encontre.

Recentemente, a ESET já tinha emitido um aviso sobre outra app do mesmo cariz – a MyEtherWallet, que revelava os dados privados das carteiras virtuais das vítmias. Estas descobertas apenas realçam que é importante ter bastante cuidado ao fazer download de apps relacionadas com finanças – quer sejam de dinheiro tradicional ou virtual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

19 − 11 =