Instagram lança novos recursos de segurança

Há cerca de duas semanas, o Instagram reconheceu a existência de um incidente de segurança que afetou vários utilizadores, em que cibercriminosos se apoderaram de um grande número de contas, alterando palavras-passe e emails associados a outras contas com um domínio Russo (.ru). Além de modificarem a imagem de utilizador e removerem informações da biografia, nalguns casos, os atacantes também conseguiram aceder a contas com autenticação por dois fatores.

Neste contexto, a rede social anunciou (via WeLiveSecurity), na segunda-feira, o lançamento de três novos recursos de segurança para proteção dos milhões de contas que constituem a comunidade do Instagram.

Nas próximas semanas, o Instagram vai passar a disponibilizar mais informação sobre contas no Instagram que tenham um grande número de seguidores para os utilizadores poderem avaliar melhor a autenticidade da conta. O Instagram vai chamar a esta opção “About This Account”, que incluirá dados sobre data de inscrição no serviço, país de origem, contas com seguidores partilhados, alterações no nome de utilizador no último ano e campanhas de publicidade em curso.

Adicionalmente, a empresa passou a permitir uma nova forma das contas solicitarem verificação através de um formulário dentro da app Instagram. Um processo de análise interno determinará se à conta será ou não atribuída o crachá azul de verificação.

Finalmente, o Instagram já começou a introduzir uma melhoria na utilização da autenticação por dois fatores, que permitirá que os utilizadores do Instagram usem outras aplicações de terceiros para esse processo. Esta forma de utilização da autenticação por dois fatores tornará o acesso às contas mais fácil e seguro.

Consulte o comunicado do Instagram aqui (em inglês).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

20 − 4 =