Site do Banco de Espanha alvo de ciberataque

Desde domingo, dia 26 de agosto, que o site do Banco de Espanha tem sido alvo de um ciberataque, o qual interrompeu temporariamente o acesso ao site.

De acordo com um porta-voz da entidade em declarações à Reuters, o ataque não causou problemas aos serviços do banco ou às suas comunicações com o Banco Central Europeu (ao qual já haviam sido roubados dados de clientes em 2014) ou com outras instituições, e que não houve nenhum indício de acesso indevido a dados pessoais e privados.

“É um ataque DoS (Denial of Service) que afeta intermitentemente o acesso ao nosso site, mas que não prejudicou o funcionamento habitual da entidade,” afirmou o porta-voz a um dia após o ataque.

O site esteve offline durante algum tempo na terça-feira mas já está funcional.

O Banco de Espanha é a mais recente instituição bancária a ser alvo de ciberataques. Em maio, o Banco Central do México também sofreu um ataque, o qual desviou cerca de 300 milhões de pesos (aproximadamente 13 milhões de euros) de cinco empresas do país através de transferências fraudulentas. Em julho, também noticiámos que os clientes do banco britânico TSB perderam acesso às suas contas online e uma falha da Visa levou a que milhões de utilizadores não pudessem usar os seus cartões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

two × 1 =