Firefox Monitor alerta quando contas online são comprometidas

A Mozilla deu início a uma parceria com Troy Hunt, um Diretor Regional da Microsoft, para criar um serviço onde os utilizadores podem verificar se os seus emails foram ou não foram expostos durante falhas de segurança.

A nova ferramenta da Mozilla, o Firefox Monitor, tem acesso à API da base de dados Have I Been Pwned, criada por Hunt, e que contém milhões de emails comprometidos.

O serviço é gratuito e funciona como a base de dados de Hunt. Qualquer pessoa pode pesquisar pelo seu próprio email no motor de pesquisa do serviço, e se o seu email foi comprometido, essa informação será apresentada ao utilizador, incluindo quando tal aconteceu.

A ferramenta pode também alertar os utilizadores pró-ativamente, o que em teoria permite tempo suficiente para alterar a senha de acesso antes que alguém possa roubar informação.

Além da segurança pessoal, o Firefox Monitor pretende que empresas que sejam alvo de cibercrime sejam honestas e que avisem os seus clientes ou utilizadores atempadamente. Muitas empresas escolhem manter em segredo que os seus sistemas foram comprometidos, ou demoram semanas ou mais tempo ainda a admitir a situação e a perceber o que aconteceu, como tardam em alertar os utilizadores sobre o ocorrido.

Além disso, os utilizadores podem culpar as empresas se os sistemas das mesmas não estiverem ao nível das exigências de segurança. Ao tornar públicas as falhas de segurança, as empresas podem entender que está no seu interesse atualizar e modernizar os seus sistemas para garantir que o problema não volta a acontecer.

Muitas vezes, a base de dados Hunt incluía essa informação muito antes de as empresas a revelarem, e agora associada a um serviço da Mozilla, a base de dados está acessível a um número muito maior de utilizadores do que antes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

eleven − 7 =