Metade dos sites mais visitados no mundo já usa HTTPS

Cerca de 51,8% do um milhão de sites mais visitados no mundo agora redirecionam ativamente para HTTPS, a versão segura do protocolo HTTP sobre o qual os dados entre um dispositivo e um site são transmitidos.

As estatísticas avançadas pelo investigador de segurança Scott Helme, e noticiadas pela WeLiveSecurity, são uma melhoria considerável sobre os 34,8% do um milhão de sites mais visitados de acordo com a empresa Alexa Internet, uma subsidiária da Amazon, que fornece dados e análises de tráfego online.

Comparativamente, em agosto de 2015, a percentagem era de 6,7%.

No parecer da WeLiveSecurity, o ritmo de adoção de HTTPS pode ser atribuído a dois fatores. O primeiro passa pela presão que a Google tem feito a donos de sites no sentido de eliminarem ligações não encriptadas (e portanto, menos seguras). A versão 68 do browser da Google, o Chrome, indica mesmo que um site “não é seguro” quando usa uma ligação não encriptada.

O segundo fator passa pela aquisição de certificados digitais, que em si permitem HTTPS num site, por parte dos donos dos sites. Hoje em dia, estes certificados são mais fáceis de obter. De acordo com Helme, uma das autoridades de certificação que parece estar por detrás dos altos níveis de adesão é a Let’s Encrypt, formada em 2016.

Em junho, o Reddit foi um dos sites que adotou o HTTPS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

five × three =