Instagram usado para venda de botnets e roubo de contas Fortnite

A obtenção de ferramentas maliciosas ou compra de acessos roubados não estão circunscritos à Deep Web. Em redes sociais como o Instagram, existem utilizadores que vendem contas roubadas do Spotify e Fortnite, bem como acessos a botnets desenvolvidas para ataques DDoS.

A informação foi divulgada pelo site Motherboard (via WeLiveSecurity) num artigo publicado esta semana. Segundo o portal, alguns utilizadores no Instagram estão a promover botnets alegadamente ligados à família da botnet Mirai, que consiste numa rede de dispositivos IoT alterados para efetuar ataques DDoS com o intuito de fazer colapsar sites e servidores. Também foram encontrados à venda botnets baseados noutros códigos.

Um utilizador do Instagram, com o nome Root Senpai, foi encontrado na rede social a oferecer produtos para hacking. Contactado pelo Motherboard através do serviço de mensagens da Discord, o utilizador recusou-se a comentar a forma usada para obter as botnets, alegando “motivos de segurança”.

Entre as descobertas do portal estão planos de assinatura para acesso a botnets, que variam entre 5 dólares e 80 dólares. O site explica que o impacto real que estas botnets podem ter ainda não é inteiramente conhecido.

Por outro lado, o utilizador supracitado comentou que o acesso a contas roubadas desperta especial interesse, especialmente no contexto do Fortnite. O roubo de contas deste popular videojogo é amplamente noticiado desde o início do ano. Num artigo publicado em março deste ano pelo portal Kotaku foram apresentados exemplos de fóruns nos quais são vendidos dados de acesso roubados. Para evitar problemas de segurança, a empresa responsável pelo jogo lançou uma campanha para que os utilizadores ativem a autenticação de dois fatores no Fortnite. Em troca, os utilizadores podem ativar a dança “Boogie Dance” no jogo.

“Há muitos utilizadores no Instagram que estão interessados ​​em comprar acesso a uma botnet, especialmente jovens que jogam videojogos em consolas”, comentou o utilizador Root Senpai em declarações à Motherboard.

De acordo com o portal, encontrar contas que vendem acesso a botnets e contas roubadas foi relativamente simples. Várias dessas contas seguem-se umas às outras nas redes sociais, o que evidencia a existência de uma comunidade.

O que acontece no Instagram revela a dificuldade que as empresas de conteúdos como o Fortnite têm no momento de monitorizar o seu software. Ainda assim, convém lembrar que de acordo com os termos e condições do Instagram, os utilizadores não podem realizar qualquer ação ilegal, fraudulenta ou com um propósito não autorizado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

twenty − eight =