Dois britânicos presos por ataque informático à empresa TalkTalk

Dois jovens britânicos foram presos pelo papel que desempenharam na falha de segurança da empresa de telecomunicações TalkTalk em 2015, noticiou o jornal The Guardian.

O tribunal criminal de Old Bailey, em Londres, sentenciou Matthew Hanley de 23 anos, e Connor Allsopp de 21, ambos de Staffordshire, a 12 e 8 meses de prisão, respetivamente.

Conforme tinha sido revelado ao mundo em abril de 2017, os jovens admitiram que tinham estado ligados à violação de dados que ocorreu entre 18 e 22 de outubro de 2015 e expuseram os nomes, endereços, datas de nascimento, endereços de e-mail e números de telefone de quase 160.000 pessoas. Além disso, quase 16.000 das vítimas também viram as suas credenciais bancárias roubadas.

Hanley recebeu várias acusações de violar a Lei de Uso Indevido de Computadores, incluindo as relacionadas com a obtenção de ficheiros que possibilitaram o ataque e comprometeram o site da gigante das telecomunicações. Posteriormente passou os dados roubados para o seu associado.

Matthew Hanley e Connor Allsopp (fonte: Polícia Metropolitana)

Hanley tentou escapar à justiça encriptando alguns dados e apagando o resto, como foi confirmado por uma declaração da Polícia Metropolitana. No entanto, ele não resistiu a vangloriar-se dos feitos aos seus amigos nas redes sociais. Este foi um dos principais problemas para este jovem, especialmente quando a polícia teve acesso às conversas.

A fuga de dados custou à empresa 77 milhões de libras, incluindo uma multa recorde do órgão de fiscalização de dados do Reino Unido, o Information Commissioner’s Office (ICO).

Elizabeth Denham, responsável pelo orgão de fiscalização, não poupou palavras ao anunciar a penalidade: “O fracasso da TalkTalk em implementar as medidas mais básicas de segurança informática permitiu que os criminosos entrassem nos sistemas com facilidade… A TalkTalk deveria e poderia ter feito mais para proteger as informações dos seus clientes. Isto não aconteceu e tomámos medidas ”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

6 + 13 =