Apple desativa chamada em grupo no FaceTime

A Apple prometeu lançar uma atualização de software ainda esta semana para resolver um bug sério na aplicação FaceTime, que pode ser facilmente utilizado para espiar pessoas, de acordo com novas informações do 9to5Mac.

Esta notícia chega à Internet pouco tempo depois de outro relato que apontava para uma falha neste sistema de comunicação. É que caso um utilizador do iPhone ligasse para outro via FaceTime começava a ouvir o áudio do outro lado – antes que o destinatário aceitasse ou rejeitasse a chamada recebida.

Tudo funciona de uma forma muito simples. Um utilizador faz uma chamada para outro. Nessa altura ativa a funcionalidade de conversação em grupo ao carregar em adicionar pessoa. É isto que é necessário para que o Facetime pense que o recipiente respondeu à chamada em grupo, permitindo a quem fez a chamada ouvir tudo o que se passa do outro lado – sem o conhecimento da vítima.

Enquanto isto acontece, no ecrã do dispositivo da vítima, parece que o smartphone ainda está a tocar com a solicitação do FaceTime.

Entretanto isto não é tudo. Embora se acreditasse inicialmente que “apenas” o áudio podia ser exposto, o BuzzFeed News escreveu posteriormente que o bug aparentemente também pode utilizar a câmara frontal do dispositivo do destinatário.

Se o destinatário ignorar ou silenciar a chamada de conferência recebida do FaceTime pressionando o botão liga / desliga ou um dos controlos de volume, o dispositivo começa a transmitir vídeo. Mais uma vez, isto acontece à revelia da vítima.

O “exploit”, tão simples ao ponto de ser bizarro, também é “implementado” ao fazer uma chamada do FaceTime de um iPhone para um computador Mac. De acordo com a CNN, o bug afeta iPhones e iPads que executam o iOS 12.1, bem como computadores que executam o sistema operativo Mojave.

Esta questão atraiu a atenção do governador de Nova York, Andrew M. Cuomo, que chamou o bug de “uma violação flagrante de privacidade”.

O conhecido site The Verge reporta que a desativação do FaceTime em Grupo pela Apple resolveu bastante coisas. Entretanto a atualização do software está em andamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

three × 3 =