Suporte gratuito para Windows 7 tem os dias contados

Em menos de um ano, a Microsoft vai deixar de lançar atualizações de segurança e de fornecer suporte técnico gratuito para o Windows 7.

Até 14 de janeiro de 2020, a Microsoft vai continuar a dar suporte gratuito e a lançar atualizações de segurançapara o sistema operativo (SO) Windows 7. Passada esta data, para a qual falta menos de um ano, os patches de segurança que possam surgir estarão disponíveis apenas para utilizadores inscritos em planos de suporte pagos.

De acordo com a arstechnica, esta medida não é nova e tem sido prática comum da Microsoft, sempre que esta considera que a vida útil de um sistema operativo cumpriu o seu ciclo e decide lançar novas edições.

Este novo serviço que a Microsoft anunciou em setembro de 2018, denominado de Extended Security Updates (SEU), será, até janeiro de 2023, vendido por dispositivo e terá um incremento anual no custo. Estarão disponíveis para Windows 7 Professional e para Windows 7 Enterprise. Infelizmente, esta opção apenas estará disponível para empresas que comprem em quantidade. Como tal, os utilizadores domésticos deverão evoluir e atualizar o seu sistema operativo para o Windows 10, ou deverão optar por comprar um novo equipamento.

Windows: o SO para computadores mais utilizado no mundo

86% dos computadores de todo o mundo utilizam Windows como sistema operativo, assegura o Computerworld. Dessa percentagem, até há pouco tempo, a maioria utilizava o Windows 7. Apenas recentemente foi superado pelo Windows 10, em dezembro último. Para além disso, o Windows 7 terminou 2018 a ser usado por 36,9% dos PCs no mundo. Dito isto, são muitos os equipamentos que ainda trabalham com o Windows 7 apesar de ser um sistema operativo já com vários anos. Os utilizadores e/ou empresas deverão começar a focar-se no que fazer a este respeito daqui em diante.

Para que todos os utilizadores de Windows 7 e 8 pudessem passar para o novo SO, o Windows 10 esteve disponível de forma gratuita no primeiro ano após o seu lançamento. Todavia, muitos optaram por se manter com o Windows 7, e não demonstraram vontade de mudar.

Mas a realidade é que o fim do Windows 7, tal como o conhecemos agora, está próximo. Neste sentido, dada a importância que têm os patches de segurança para evitar que hackers se aproveitem de vulnerabilidades que todos os dias se vão descobrindo, será fundamental adotar o Windows 10 como sistema operativo.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

one × four =