Ataque a servidor elimina décadas de emails e backups

Um atacante desconhecido causou estragos nos servidores do serviço de e-mail VFEmail, destruindo todos os dados da empresa armazenados nos Estados Unidos, segundo foi revelado no site da empresa.

Descrevendo o incidente como “catastrófico”, a empresa afirmou que o intruso destruiu não apenas os dados primários dos servidores da empresa nos EUA, mas também todos os backups. O ataque destruiu 18 anos de dados de utilizadores e backups de uma empresa que forneceu serviços de e-mail gratuitos e pagos a consumidores finais e organizações. Isto, obviamente, significa inúmeras mensagens de e-mail enviadas e recebidas pelos utilizadores ao longo dos anos.

Acredita-se que o ataque à empresa de Wisconsin tenha decorrido ao longo de várias horas na segunda-feira. Pouco depois os utilizadores começarem a reclamar. Entretanto, o VFEmail reconheceu o ataque em toda a sua infra-estrutura baseada nos EUA.

“Neste momento, o invasor formatou todos os discos nos nossos servidores. Perdeu-se toda a nossa VM [máquina virtual]. O mesmo com o servidor de ficheiros e o servidor de backup.” Isto foi publicado por esta empresa no Twitter.

Foi ainda revelado que estranhamente, nem todas as VMs partilhavam a mesma autenticação, mas foram todas destruídas.

Entretanto esta empresa possui também servidores na Holanda que foram atacados. Ainda assim e de acordo com a CNET, pelo menos alguns dos backups foram recuperados.

Entretanto, o site já recuperou a capacidade de receber e enviar e-mail pelo menos para alguns utilizadores. Entretanto, o VFEmail está a trabalhar na recuperação de quaisquer dados que possam ser recuperados.

Ao longo dos anos, o VFEmail tem enfrentado vários ataques de negação de serviço e ainda algumas tentativas de extorsão. No entanto, nenhum desses ataques anteriores foram tão graves como este.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

1 × two =