Vendeu ou deu uma pen drive? Eventualmente anda a espalhar as suas informações

Muitos utilizadores não tomam as devidas precauções quando deitam foram as suas pen drives, deixando um rasto composto por várias informações confidenciais. Assim, todo o tipo de dados pode ir parar à mão dos novos proprietários destes dispositivos de armazenamento. São estas as conclusões de um novo estudo.

Investigadores da Universidade de Hertfordshire adquiriram 200 pen drives em segunda mão – 100 nos Estados Unidos, 100 no Reino Unido – para verificarem quantos deles ainda continham dados de proprietários anteriores.

Em suma, a maioria das unidades USB continham os dados que vieram dos proprietários anteriores. Assim, as informações são recuperadas com um esforço mínimo ou até sem esforço nenhum, conforme relata a empresa Comparitech, que encomendou o estudo.

Mais especificamente, 20 pessoas não fizeram qualquer tentativa de limpar os seus dispositivos de armazenamento. Basta ligar os cartões de memória a um computador para revelar o seu conteúdo.

É verdade que na maioria dos casos, os dados foram excluídos. No entanto, isto não os colocou a salvo das mãos dos outros utilizadores. É que através de software de recuperação de dados disponível publicamente, os investigadores conseguiram restaurar o conteúdo de 135 pen drives, mesmo depois de terem sido formatadas. Entretanto, 44 destas pen drives USB continham informações suficientes para identificar os proprietários anteriores.

Como era de se esperar, os dados encontrados nas pen drives vão desde documentos empresariais e legais, até formulários de impostos e palavras-passe. Ao nível das fotos foram encontradas imagens de dinheiro e espingardas, juntamente com um mandado de busca. Foram ainda encontradas imagens de um homem de meia-idade nú, juntamente com seu nome e informações de contacto.

Entretanto, só 34 pen drives é que foram limpas com segurança através de software dedicado. Uma delas até estava encriptada colocando todos os dados que tinham sido armazenados fora do alcance dos novos proprietários.

Por falar nisso, a encriptação é sem dúvida uma as melhores formas de manter os seus dados em vários dispositivos de armazenamento livres de olhares indiscretos. É importante salientar que isto garante paz de espírito se um dia quiser vender os dispositivos, mas sobretudo se perder o dispositivo de armazenamento.

Entretanto há outra curiosidade a ter em conta. A questão das pen drives não se resume apenas ao facto das vendidas em segunda mão conterem dados dos utilizadores anteriores. De facto, qualquer utilizador que encontre uma pen drive na rua tem tendência a inseri-la no seu computador para verificar que dados tem. Isto tem exposto os utilizadores a perigos relacionados com malware.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

five × two =