Hoje em dia, com a maioria das pessoas a estarem habituadas à tecnologia, com as suas vantagens e os seus perigos seria de esperar, que as palavras chave também tivessem evoluído um pouco!
No entanto, parece que não é este o caso…
Um novo estudo, prova que as passwords mais simples e mais fáceis de adivinhar, continuam a ser as favoritas dos utilizadores.
Segundo um relatório no NCSC – UK National Cyber Security Centre, que analisou as passwords encontradas em bases de dados públicas e provenientes de contas ‘violadas’ os utilizadores continuam a adorar palavras-passe como ‘Password’.
Entretanto, a password ‘123456’, continua a ser a mais popular! Na prática, é a palavra chave escolhida por uns avassaladores 23 milhões de utilizadores!
Posteriormente, temos a igualmente terrível ‘123456789’! Já no resto do top 5, podemos encontrar as igualmente populares, e pouco seguras ‘qwerty’, ‘password’ e ‘1111111’.
Entretanto, os nomes de pessoas também são muito utilizados como passwords. Com o mais popular a ser o nome ‘Ashley’, seguido de ‘Michael’, ‘Daniel’, ‘Jessica’ e finalmente ‘Charlie’.
Como seria de esperar, também temos nomes de bandas como palavras-chave!
A banda mais popular parece ser ‘Blink182′, seguida de ’50cent’. E claro, temos também o clássico homem de ferro, ‘superman’, como a escolha mais popular, para quem gosta de personagens fictícias.
Este estudo foi feito em colaboração com Troy Hunt, o investigador de segurança Australiano, que é responsável pelo site ‘Have I Been Pwned‘, que revela se o seu e-mail ou passwords, aparecem em bases de dados ‘violadas’.
É verdade que não é fácil decorar todas as palavras-chave de todas as contas. Mas é para isso que existem serviços como o LastPass, ou até a memorização de passwords do Google.
Mas mais importante que estes gestores de palavras passe… Não escolha palavras terríveis como estas, que referenciámos aqui!
[…] o Centro Nacional de Segurança Cibernética (NCSC) do Reino Unido detetou que 23,2 milhões de contas de utilizadores em todo o mundo estavam protegidas com a password “123456”, e 7,7 milhões utilizaram “123456789” como password. Estes dados demonstram a falta de […]