Função “Eliminar para todos” do WhatsApp não elimina ficheiros enviados para iPhones

O WhatsApp não elimina dos dispositivos iPhone os ficheiros recebidos mesmo que o remetente faça uso da opção “Eliminar para todos” na mensagem

A opção disponível no WhatsApp e que permite eliminar mensagens enviadas para que o destinatário não possa vê-las não funciona como esperado. Aparentemente, os ficheiros multimédia (fotos, vídeos, etc) que são enviados a utilizadores de iPhone que tenham a configuração por defeito da app não são eliminados do dispositivo quando quem envia a mensagem decide apagá-los para que o destinatário não os veja, gerando uma falsa sensação de privacidade.

Neste sentido, apesar da pessoa que envia a mensagem pretender eliminá-lo e a aplicação exiba “a mensagem foi eliminada”, a mesma continua disponível no dispositivo iOS para o qual foi enviada, explica um artigo do TheHackerNews.

Este inconveniente não está presente em dispositivos Android, onde a função de voltar para trás e eliminar um ficheiro enviado funciona corretamente e o conteúdo será eliminado do dispositivo do remetente ou dos remetentes, caso seja enviado para um grupo.

Segundo publicou o meio, a descoberta deste problema de privacidade foi feita pelo consultor em segurança, Shitesh Sachan, que explicou que a funcionalidade do WhatsApp para iOS não foi desenhada para eliminar mensagens multimédia recebidas que foram guardadas no Camera Roll dos dispositivos iPhone, enquanto que nos dispositivos Android os ficheiros enviados serão excluídos da galeria na qual são guardados por defeito.

Na sua configuração por defeito, a app de mensagens guarda automaticamente todas as imagens e vídeos recebidos através do WhatsApp na Camera Roll dos dispositivos iPhone e a galeria de imagens de Android; uma opção que é possível desativar na configuração do WhatsApp.

Quando enviado o relatório à empresa por parte de Sachan sobre este inconveniente, a mesma assegurou que não vai proceder a alterações para tentar resolver esta questão, alegando que a função “Eliminar para todos” foi pensada para eliminar mensagens dentro do WhatsApp e não oferece garantias de que um ficheiro será eliminado de forma permanente, contudo admitiu a hipótese de no futuro fazer alterações a esta funcionalidade e à forma como está implementada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*