Home ALERTAS As apps precisam mesmo de todas as permissões?

As apps precisam mesmo de todas as permissões?

Já reparou com certeza nas permissões solicitadas sempre que instala alguma app no seu smartphone. A questão é: será que precisa mesmo de dar todas as permissões e mais algumas? Será que as mesmas são fulcrais para o funcionamento da app em causa?

Os seus amigos mencionam novas aplicações algo empolgantes ou vê uma promoção que exige o download de uma aplicação, e sente a urgência em fazer o download da mesma e começar a interagir com ela. Mas será que nesse momento dedica uma especial atenção às permissões exigidas/necessárias para a aplicação? As permissões estão de acordo com a funcionalidade? Acha aborrecido ter de dedicar atenção às permissões? Infelizmente, a resposta é provavelmente um “não” ou, na melhor das hipóteses, pode ser um “às vezes”.

Sendo o mês de outubro dedicado à promoção da cibersegurança e à consciencialização da privacidade, destacamos a importância crescente em estar atento às permissões que concedemos às aplicações móveis.

As permissões das aplicações são complexas e nem sempre é óbvio por que uma aplicação pode exigir uma determinada permissão. Pelo contrário, por vezes é bastante claro que uma aplicação provavelmente não precisa de permissão a fim de garantir a sua funcionalidade. Tomemos, por exemplo, uma aplicação de monitorização de bateria: a mesma precisa de aceder à localização exata ou à capacidade de criar novas contas? Provavelmente não.

Recentemente, assisti ao documentário da Netflix ‘The Great Hack’, uma análise profunda da empresa de dados Cambridge Analytica e como os dados coletados, principalmente através das redes sociais, estavam a ser usados ​​para persuadir os eleitores a votar. O narrador, Professor David Carroll, expressou a sua preocupação com a perspetiva de quando a filha tiver 18 anos, haver cerca de 70.000 pontos de dados a defini-la. A questão é que neste momento o valor de mercado dos dados supera o do petróleo e são já o ativo mais valioso do mundo.

Embora muitos dos dados tenham origem em informações que são voluntariamente partilhadas através das redes sociais e assim por diante, é quando os dados são conseguidos fora do contexto ou quando menos se espera que é mais preocupante. Veja o exemplo acima: uma aplicação de monitorização de bateria que precisa da minha localização exata parece estar fora do contexto. A empresa está a rastrear-me? Por que precisam desses dados?

A categoria de aplicações que geralmente estão na linha da frente do abuso de permissões são as aplicações de lanterna que solicitam dados de contacto e acesso ao microfone para citar alguns. A aplicação lanterna quer ouvir-me e conhecer todos os meus amigos? A resposta é não, mas há muitas empresas para as quais esses dados são importantes. Em 2013, a FTC investigou algumas empresas de aplicações de lanternas, pois as permissões não correspondiam à política de privacidade dos dados coletados. A questão era que não foi dado qualquer consentimento para a recolha de dados.

Se as aplicações, como eu tenho certeza, mesmo com permissões e política de privacidade usam e divulgam os dados recolhidos, então nós, os utilizadores, precisamos estar mais atentos e verificar se os dados coletados estão de acordo com o contexto. E mesmo que essa recolha de dados esteja fora do contexto, é da maior importância decidir se o serviço que a aplicação nos fornece é igual ao valor dos dados coletados.

Um teste prático

Ao fazer o download de uma aplicação, lembre-se que tem de fazer opções. Para demonstrar as diferenças entre aplicações com funcionalidades semelhantes e as permissões solicitadas, fiz uma pesquisa por “economizador de bateria” na loja do Google Play. Abaixo está uma tabela das 5 primeiras aplicações listadas (pela ordem em que foram exibidos):

App

O exposto acima serve unicamente para demonstrar o número de diferentes permissões e como as principais permissões, como sejam o local e o acesso a arquivos, podem diferir em aplicações com uma funcionalidade, aparentemente, semelhante.

Fazer a gestão das aplicações no telemóvel, assim como as permissões que cada uma tem deve ser uma “limpeza” a considerar. Em vez de jogar Candy Crush na paragem do autocarro, reserve alguns minutos para desinstalar aplicações não utilizadas e verificar novamente as permissões dadas às aplicações que decidir manter.

Você pode verificar as permissões dadas às suas aplicações, acedendo às Aplicações e Notificações. Encontre a aplicação e analise as permissões que deu à mesma, desative as que acha que não são necessárias para o desempenho da aplicação.

Também pode fazer isso por recurso. Por exemplo, se você olhar para as permissões de câmara, poderá verificar quais as aplicações que possuem essa permissão e ativá-la / desativá-la conforme desejar. Recusar algumas permissões à aplicação não significa que a mesma não funcione completamente; pode apenas limitar parte da funcionalidade, mas mesmo assim cumprir com o suposto.

Se os dados são já realmente mais valiosos que o petróleo, é essencial entender o valor dos nossos dados pessoais, pois as empresas serão motivadas a coletá-los para gerar receita. Nós, enquanto consumidores, precisamos intensificar e empenhar-nos em controlar, ou pelo menos entender, os dados que fornecemos às empresas como moeda de troca com os seus serviços.

Por Tony Anscombe, Global Security Evangelist & Industry Ambassador

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

18 − twelve =

Exit mobile version