Informações de 92 milhões de brasileiros estão a ser leiloadas em fóruns clandestinos

Segundo o portal BleepingComputer, uma base de dados com informações pessoais de 92 milhões de brasileiros está a ser leiloada em fóruns clandestinos de acesso restrito na Internet. Para se registar nestes fóruns, é necessário ter um convite de alguém da comunidade, ou realizar o pagamento de uma taxa. A base de dados leiloada conta com 16GB de informações, no formato SQL. O preço inicial do leilão é de 15.000 dólares, com um lance (inicial) de 1.000 dólares.

O vendedor X4Crow afirma possuir 92 milhões de registos, separados por cidade e que incluem nomes, datas de nascimento, nome da mãe, sexo e número fiscal de brasileiros. A base de dados inclui ainda detalhes sobre pessoas jurídicas, ou seja, o CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) de empresas brasileiras.

Para além da base de dados disponível em fóruns, o vendedor também oferece um serviço de pesquisa. Este serviço promete disponibilizar informações valiosas sobre os cidadãos brasileiros a partir de apenas alguns dados. De acordo com o BleepingComputer, utilizando informações como o nome completo, o CPF ou o número de telefone, o X4Crow diz poder fornecer números de telefone (telemóvel e telefone fixo), endereços antigos, endereço de e-mail, profissão, nível académico, possíveis familiares, vizinhos e matrículas de carro de brasileiros.

Dados sobre qualquer empresa por 150 dólares

O portal destaca também que X4Crow disse conseguir obter dados sobre qualquer empresa e a sua estrutura corporativa. O preço para o serviço é de 150 dólares, apesar de oferecerem descontos ocasionais de 50 dólares.

Daniel Barbosa, Security Researcher da ESET, refere que este caso deve servir como um alerta para que os utilizadores e empresas cuidem das suas informações. “Mesmo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) em vias de entrar em vigor no Brasil, ainda existem notícias alarmantes como esta. Muitas das vezes em que surge uma notícia sobre roubo ou violação de dados, principalmente em larga escala, somos procurados por diversas pessoas que procuram mais esclarecimentos sobre quais as vantagens que os criminosos podem obter com esses dados, e este é o exemplo claro do que se pode fazer. É importante e necessário que todos, pessoas e empresas, tomem medidas efetivas para a proteção dos dados a fim de evitar que este tipo de incidente”, alertou o investigador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

one × 3 =