As ameaças à segurança informática desenvolvem-se a um ritmo alucinante e o grande desafio é estarmos realmente protegidos. Se lê habitualmente o nosso blog, sabe que todos os dias estamos expostos a diferentes códigos maliciosos. O passado mês de Setembro não é excepção e como tal elaborámos uma lista do TOP de ameaças que mais atacaram os utilizadores de acordo com o nosso sistema de telemetria ESET LiveGrid.
1. HTML/ScrInject. A ameaça que mais atacou no TOP 10.
Percentagem total de deteções: 13.19%
Primeiramente, diz respeito a Páginas HTML que possuem um script escondido ou Iframe que redireciona automaticamente para o download do malware.
2. JS/Adware.Subprop
Percentagem total de deteções: 8.51%
Corresponde a um código malicioso em JavaScript que, ao ser inserido num site, redireciona os utilizadores para sites de publicidade e pode produzir outros comportamentos indesejados.
3. JS/Adware.Popcash
Percentagem total de deteções: 3.62%
Corresponde a um código malicioso em Javascript. Assim, ao ser inserido num site, redireciona para sites e publicidade e pode produzir comportamentos indesejados.
4. JS/Adware.Agent.AF
Percentagem total de deteções: 3.09%
Como todas as detecções .Agent, esse nome aplica-se aos códigos maliciosos feitos em javascript que redirecionam para publicidade. Dito isto, eles podem gerar comportamentos indesejados, como pop-ups e janelas, e em alguns casos a instalação de outras famílias de malware. Por um lado, parece pouco perigoso, mas por outro torna-se muito incomodativo.
5. JS/Adware.Agent.AA
Percentagem total de deteções: 2.89%
Esta deteção corresponde a códigos maliciosos feitos em JavaScript que redirecionam para publicidade. Assim, elas podem gerar comportamentos indesejados, como a abertura de pop-ups e janelas no browser e em alguns casos a instalação de outras famílias de malware.
6. SMB/Exploit.DoublePulsar. Uma das ameaças mais perigosas no TOP.
Percentagem total de deteções: 2.10%
Permite a exploração de sistemas vulneráveis por Win32/Exploit.CVE-2017-0147.A, Win32/Filecoder.WannaCryptor malware.
7. JS/Adware.Revizer
Percentagem total de deteções: 1.89%
Corresponde a aplicações potencialmente perigosas em JavaScript que podem ser usadas para redirecionar o utilizador para sites de publicidade e instalar barras de ferramentas no browser.
8. Win32/Exploit.CVE-2017-11882
Percentagem total de deteções: 1.84%
A deteção corresponde a um Exploit enviado por e-mail. No entanto, também pode ser descarregado por utilizadores. Entretanto, ativa-se ao visitar determinados sites maliciosos.
9. JS/Adware.Agent.AO
Percentagem total de deteções: 1.52%
Entretanto esta deteção corresponde a códigos maliciosos feitos em JavaScript que redirecionam para publicidade. Assim, eles podem gerar comportamentos indesejados, como a abertura de pop-ups e janelas no browser, e em alguns casos levar à instalação de outras famílias de malware.
10. HTML/ Iframe. No último lugar do TOP mas muito prevalente.
Percentagem total de deteções: 1.23%
O HTML/Iframe surge num IFRAME, inserido em páginas HTML, que redireciona o browser para um URL específico com software malicioso.
De facto há cada vez mais ameaças que atacam os utilizadores, quer seja quando estão a navegar na Internet ou a verificar o email.
Assim, é por esse motivo que é necessário ter uma solução antivírus instalada no computador ou no smartphone. No entanto, implica também alguma atenção por parte do utilizador.
Quer estar a par das últimas ameaças? Então siga-nos no LinkedIn e recebe em primeira mão todos os alertas! Clique aqui.