Google Chrome recebe uma grande novidade para o proteger!

Embora os gestores dedicados de palavras-passe sejam a melhor aposta para manter a segurança online, o Google Chrome já tem o seu próprio sistema de gestão de passwords. Entretanto este browser vai ficar ainda melhor, graças a um sistema que permite detetar o roubo de credenciais. É verdade que estes sistemas já existem em apps pagas e até num browser concorrente, o Firefox, graças ao Firefox Monitor. No entanto, a chegada ao Chrome que tem uma base de utilizadores tão grande, é sem dúvida uma excelente notícia. Até porque já está integrado na versão de testes, Chrome Canary, que poderá descarregar em breve. O Chrome recebe uma grande novidade mas não chega sozinha!

O Chrome recebe uma grande novidade para o proteger mas ela não chega sozinha. Temos também avisos de notificação menos intrusivos ao nível dos sites.

Na realidade, este verificador de roubos de passwords não é nada de novo, por si só. Na prática, já existe sob a forma de uma extensão para o Chrome chamada Password Checkup. Alerta automaticamente se os detalhes de login inseridos em qualquer serviço já foram divulgados publicamente. Isto leva as pessoas a mudarem as suas palavras-passe para estarem seguras.

Chrome

Tudo isto como referimos já está no Chrome Canary, no entanto é preciso executar alguns passos. Primeiro, é necessário digitarmos no local onde inserimos o endereço do site que queremos visitar a flag chrome://flags/#password-leak-detection.

Depois ative a opção Password Leak Detection.

Depois de reiniciar o Chrome deve verificar as configurações em chrome://settings/passwords para ver se a proteção por palavra-passe está ativada.

Por enquanto está opção está limitada à versão para desktop do browser. No entanto, já foi descoberto que esta novidade está também a caminho da versão para Android.

No caso do Android teremos também as notificações menos irritantes. De facto, a Google até já está a implementar esta novidade.

O que é certo é que isto foi uma grande decisão no que diz respeito à proteção dos utilizadores. Cada vez estamos mais expostos a utilizadores mal intencionados e a diversas ameaças na Internet. Tudo o que possa contribuir para a nossa proteção é sempre bem vindo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

4 × 5 =