5 ferramentas de privacidade de dados que se adaptam ao crescimento das empresas

Uma seleção de ferramentas económicas para fazer a gestão da privacidade dos dados pessoais que se adaptam ao crescimento da empresa.

Se a sua empresa, ao contrário das grandes empresas, não possui grandes quantias de dinheiro para gastar, talvez se pergunte sobre quais as ferramentas tecnológicas que podem ser usadas para proteger os seus dados, que ao mesmo tempo se adaptem ao crescimento do negócio. Por isso, partilhamos abaixo cinco ideias que podem ser úteis para quem procura ferramentas de privacidade sólidas e económicas.

  • Autenticação multifator (MFA)

Não é necessário enlouquecer para conseguir uma boa proteção: por pouco dinheiro pode obter um dispositivo de hardware de autenticação (normalmente USB/NFC) de um fabricante confiável, o que pode ser de grande ajuda em relação à segurança. Há também muitas opções de software. Além disso, se a sua empresa crescer e precisar de algo maior e mais complexo, pode usar essa tecnologia que não é facilmente atacada.

  • Gestão de passwords

O importante aqui é escolher algo que tenha uma boa reputação de segurança. As ferramentas de gestão de passwords são geralmente baratas ou gratuitas e, se necessário, as mais conhecidas oferecem a possibilidade de as integrar em grandes sistemas.

  • Encriptação de e-mail

Hoje em dia é possível baixar um software gratuito ou a um preço acessível, como o GPG, que pode ser usado para assinar eletronicamente comunicações por e-mail, tornando praticamente impossível para um adversário realizar o que é conhecido como e-mail spoofing. Além disso, também é possível encriptar totalmente as comunicações por e-mail para que um hacker não possa intercetar seu o significado. Se um destinatário recebe um e-mail (enviado por si) e não conta com uma assinatura encriptada, provavelmente poderá dar-se conta de que algo está errado.

  • Proteção do router

Não precisa investir mais do que o custo de um router doméstico económico para encontrar algo que ofereça uma solução robusta, um bom suporte do fabricante, uma boa reputação de segurança e uma ampla base de utilizadores. Se escolher nomes de fabricantes e procurar os modelos de routers mais baratos, geralmente destinados a pequenas empresas, é possível encontrar dispositivos com recursos de segurança que se adaptarão ao crescimento do seu negócio e que pode ser obtido por preços que não são muito mais caros do que os routers low-end que esteja a pensar comprar.

  • VPN

Encriptar o seu tráfego por defeito é uma boa maneira de ficar longe dos olhares curiosos quando os seus dados estão em trânsito. Com modernas soluções de software de redes privadas virtuais (VPN), que não são muito difíceis de configurar e podem até mesmo ser configurados para que se conectem automaticamente ao serem ligados. Mais uma vez, procure um fornecedor que tenha uma opção de low-end de um produto que seja dirigido a empresas. Se possível, não tenha funcionalidades de preenchimento como integração com a autenticação através do Active Directory, mas se tiver a hipótese de integrar algo com o qual já está familiarizado, basta aumentar o seu nível de licença.

Contar com alguma destas ferramentas implementadas e com tempo suficiente para se familiarizar com cada uma delas já é uma grande vantagem para o caso de uma possível escalabilidade do seu negócio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

3 × four =