ESET descobre KrØØk: Mais de mil milhões de dispositivos em risco

A ESET descobriu uma vulnerabilidade que afeta as ligações Wi-Fi e que coloca em risco mais de mil milhões de dispositivos em todo o mundo, incluindo equipamentos fabricados pela Apple (iPhone, iPad e MacBook), Amazon (colunas Echo e leitores de e-books Kindle), Google (smartphones Nexus), Samsung (smartphones Galaxy), Raspberry (Pi 3) e Xiaomi (smartphones Redmi), bem como pontos de acesso sem fios da Asus e da Huawei.

A descoberta da vulnerabilidade, batizada “KrØØk”, foi apresentada por investigadores da ESET na conferência de cibersegurança RSA 2020 que termina hoje em São Francisco, nos EUA.

A vulnerabilidade, que afeta dispositivos equipados com chips Wi-Fi dos fabricantes Broadcom e Cypress, permite que as comunicações de um equipamento afetado possam ser encriptadas com uma chave criptográfica que apenas contém zeros, o que faz com que, na sequência de um ataque bem-sucedido, seja possível desencriptar os pacotes da comunicação e, dessa forma, ter acesso aos dados.

A descoberta do KrØØk surge no seguimento de investigação anterior da ESET que referente à vulnerabilidade das colunas Amazon Echo face a KRACKs, ou seja, ataques de reinstalação de chaves (Key Reinstallation AttaCKs). O KrØØk está de certa forma relacionado com o KRACK, mas é também fundamentalmente diferente. Durante a investigação sobre o KRACK, os investigadores da ESET identificaram o KrØØk como uma das causas por detrás da “reinstalação” de chaves de encriptação só com zeros, que tinha sido observada nos testes de ataques KRACK. Na sequência desta investigação, a maioria dos fabricantes de dispositivos lançaram patches de correção.

O KrØØk afeta todos os dispositivos com chips Wi-Fi da Broadcom e da Cypress que ainda não tenham sido corrigidos; o problema é que estes chips são dos mais usados em todo o mundo pelos principais fabricantes de dispositivos móveis. Pior, os pontos de acesso Wi-Fi e os routers com estes chips são também afetados pela vulnerabilidade, o que faz que esta possa ser explorada mesmo em ambientes em que os dispositivos cliente tenham sido corrigidos.

Antes do anúncio público desta vulnerabilidade, a ESET divulgou-a à Broadcom e à Cypress que, entretanto, lançaram patches. Contudo, cabe depois aos fabricantes dos equipamentos implementar essas correções nos seus dispositivos, os quais se manterão vulneráveis até que tal aconteça.

Mais informação: https://www.welivesecurity.com/2020/02/26/krook-serious-vulnerability-affected-encryption-billion-wifi-devices/ (texto em inglês).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

17 − six =