O que é um gestor de palavras-passe e qual é a sua utilidade?

Um gestor de palavras-passe pode contribuir para uma vida digital mais simples e segura, mas importará refletir sobre se esta solução possui desvantagens assinaláveis. O WeLiveSecurity debruçou-se sobre a utilidade de recorrer a software para criar e armazenar palavras-passe, e procurou identificar os prós e contras de usar um gestor de palavras-passe.

Um gestor de palavras-passe é uma aplicação especificamente projetada para armazenar detalhes de login num baú encriptado. Ao facilitar a criação e armazenamento de palavras-passe únicas e fortes para cada uma das contas online dos utilizadores, os gestores de palavras-passe representam um cofre digital para o qual apenas tem de recordar uma única palavra-passe, ou “master password”.

Existem vários tipos de gestores de palavras-passe, incluindo opções baseadas na nuvem, que oferecem o benefício de acesso aos seus logins a partir de qualquer lugar. A maioria das opções populares oferece ainda apps para smartphone para compatibilidade com múltiplos dispositivos. E enquanto muitas das opções e funcionalidades são gratuitas, outras requerem subscrições, que adicionam mais configurações e outras funções de segurança.

O principal benefício dos gestores de palavras-passe é, precisamente, a capacidade que oferecem para poder criar palavras-passe mais fortes e únicas para cada uma das suas contas online, aumentando a sua segurança no processo. Em contrapartida, os gestores de palavras-passe também não são imunes a ciberataques e outras táticas maliciosas.

É importante ter em conta que se os seus dados estão armazenados num servidor, no caso de um falha de segurança, os cibercriminosos podem descarregar a informação e ficar na posse dos seus dados. Neste caso, o utilizador está dependente no fornecedor do serviço ter implementado um sistema de encriptação forte, e na força da sua “master password” que guarda a maioria da sua vida digital.

Como acontece com qualquer outro serviço, o WeLiveSecurity recomenda descobrir se o gestor de palavras-passe predileto reportou recentemente vulnerabilidades. Importa também perceber as medidas de segurança do serviço por forma a tirar partido de todas as funcionalidades de armazenamento seguro.

Adicionalmente, existem argumentos válidos para preferir uma solução de gestão de palavras-passe local, como é caso disso a maior proteção oferecida contra ciberataques como os referidos em cima. Por outro lado, caso o dispositivo onde o software está instalado seja perdido ou avarie, o utilizador perde o acesso às suas palavras-passe.

Visite o WeLiveSecurity para consultar o artigo completo (em inglês).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*