Porque deve manter a palavra-passe da Netflix para si

A partilha de palavras-passe com terceiros tem vindo a tornar-se uma prática comum no contexto do uso de plataformas online como Netflix, Amazon Prime e Spotify. Pode parecer óbvio para quem a cibersegurança é já um tema presente, mas vale a pena lembrar que quando usamos a mesma palavra-passe em serviços de media que usamos para outras contas, a partilha de informação torna-se um fator preocupante e que eleva o risco das nossas contas ficarem comprometidas.

Por forma a contribuir para a consciencialização sobre os riscos do cibercrime, a ESET estabelece como bom ponto de partida as boas práticas de utilização de palavras-passe. Por exemplo, a especialista em cibersegurança chama a atenção para o facto de que pode acontecer partilharmos palavras-passe com pessoas que, mais tarde, deixamos de ver, o que pode pôr em causa a segurança dos nossos dados, especialmente nas situações em que se usam as mesmas credenciais de acesso em múltiplas contas.

Importa também considerar a forma como partilhamos as palavras-passe e como isso também nos pode pôr em risco. A transmissão de palavras-passe por escrito online representa um perigo se pensarmos que as pessoas com quem partilhámos essa informação podem, propositada ou acidentalmente, passá-la a outros sem o nosso consentimento. No Twitter há inclusive registo de utilizadores que pedem aos seus seguidores acesso a credenciais de Netflix, existindo pessoas que satisfazem essas solicitações.

Por seu lado, o uso de palavras-passe em múltiplas contas online é um hábito que acarreta a sua quota-parte de perigos. As palavras-passe mais complexas, como as “frases-passe”, são mais fortes contra ataques, mas ao duplicarmos esses termos na Internet aumentam as chances das nossas contas serem comprometidas – ainda para mais se partilharmos esses acessos com terceiros.

Além de se recomendar uma maior cautela na partilha de palavras-passe, para evitar que usemos sempre as mesmas credenciais em múltiplas contas, a ESET sugere o uso de um gestor de palavras-passe de confiança. Os gestores de palavras-passe são uma forma segura de armazenar palavras-passe para que não tenha de se lembrar de várias credenciais únicas, sendo apenas preciso saber a palavra-passe de acesso ao gestor (ou entrar através de um registo biométrico). Estas ferramentas são robustas e assim será o único a ter acesso às suas inúmeras credenciais, mantendo os hackers longe das suas palavras-passe.

Para criar palavras-passe fortes, a ESET conta um gerador de palavras-passe de uso totalmente gratuito para se proteger de forma mais eficiente na Internet.

Para mais informações, por favor, consulte este artigo do WeLiveSecurity.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

seven + 11 =