BackdoorDiplomacy: ESET descobre nova campanha de cibercrime

BackdoorDiplomacyOs investigadores da ESET descobriram uma nova campanha de cibercrime por parte de um grupo APT (“Advanced Persistent Threat”) a que chamaram BackdoorDiplomacy. Este grupo tem como alvos ministérios de negócios estrangeiros e empresas de telecomunicações em África e no Médio Oriente desde pelo menos 2017.

Para vetores de infeção iniciais, o grupo usa dispositivos vulneráveis expostos na Internet. Estes incluem servidores web e interfaces de gestão de equipamento de rede. Uma vez no sistema, os atacantes recorrem a ferramentas de código aberto para recolher dados e movimento lateral (avançar pela rede). O grupo ganha acesso ao seu alvo principalmente através de uma backdoor que a ESET chama Turian, por ser derivada da backdoor Quarian. Tanto sistemas Windows como Linux, incluindo unidades USB a eles ligadas, já foram alvo destes ataques.

Outros grupos usaram a backdoor Quarian contra o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Síria em 2012 e contra o Departamento de Estado dos EUA em 2013. Esta tendência de visar ministérios de negócios estrangeiros continua com a backdoor Turian: foram descobertas vítimas nos ministérios de negócios estrangeiros de vários países em África, bem como na Europa, Médio Oriente e Ásia.

Outros alvos do grupo incluem empresas de telecomunicações em África e pelo menos uma ONG no Médio Oriente. Em cada um destes casos, os atacantes empregaram técnicas semelhantes. No entanto, modificaram as ferramentas usadas, mesmo em regiões próximas geograficamente, provavelmente para tornar a monitorização do grupo mais difícil.

A ESET explica em detalhe o funcionamento do BackdoorDiplomacy neste artigo em inglês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

three + 7 =