Estudo revela que utilizadores Android ainda negligenciam a segurança

No rescaldo do Mobile Word Congress que decorreu no início deste mês de março em Barcelona, a ESET, líder global em proteção proativa, realizou um estudo acerca da utilização dos smartphones de um ponto de vista social, concluindo-se que:

  • 10% dos utilizadores inquiridos já ficaram sem o smartphone, por perda ou roubo, nos últimos 12 meses;
  • 29% não utilizam o ecrã de bloqueio;
  • 20% dos utilizadores nunca efetuaram qualquer cópia de segurança.

Com o número de ameaças que assolam os sistemas operativos móveis a aumentar, nomeadamente no caso dos dispositivos Android, é necessária a instalação de uma solução de proteção que possa garantir, pelo menos, a privacidade dos utilizadores e dos seus conteúdos, especialmente se considerarmos, o surgimento de ameaças baseadas em encriptação que solicitam um resgate, à semelhança do que acontece em sistemas Windows. Mas uma solução de segurança antivírus pode não ser suficiente e como tal as cópias de segurança são também outras das ferramentas adicionais.

O estudo ESET concluiu que 19.7% dos utilizadores nunca fizeram qualquer cópia de segurança e 35.7% só o fazem às vezes (14.7% diariamente, 19.9% semanalmente e 10% a nível mensal).

O ecrã de bloqueio é uma forma igualmente importante de proteção, especialmente porque impede que utilizadores mal intencionados consigam aceder as conteúdos do telemóvel. O estudo concluiu que 29.3% dos utilizadores nunca bloquearam o telefone ou o ecrã.

Já no campo empresarial uma das formas de proteger os emails e as informações gerais de uma empresa, quando num smartphone, é a autenticação de dois factores. Neste campo há boas notícias, uma vez que o estudo concluiu que 64.9% dos utilizadores já usaram alguma forma de autenticação para serviços online (por exemplo, por mensagem de texto). Isto é especialmente relevante para a utilização de serviços bancários ou para a ligação à rede de uma empresa, onde uma má utilização pode conduzir a perdas avultadas.

As conclusões totais do estudo:

29.3% nunca protegeram o smartphone;
32.4% não utilizam nenhum software de proteção;
31% já tiveram problemas relacionados com a segurança;
53% utilizam os smartphones para acederem à conta bancária;
64% já utilizaram a autenticação de dois factores;
9.7% já ficaram sem o smartphone, por perda ou roubo;
19.7% nunca criaram qualquer cópia de segurança;
36% armazenam os dados no dispositivo.

Este estudo foi conduzido pela ESET nas redes sociais, tendo sido inquiridos 500 utilizadores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

13 − seven =