Um novo estudo realizado pelo Ponemon Institute revelou algumas preocupações relativamente aos novos sistemas de pagamentos, segundo a SC Magazine.

Os dados chegam do estudo ‘Data Security in the Evolving Payments Ecosystem’, em que 70% dos 748 profissionais inquiridos e ligados ao desenvolvimento de sistemas de transacções consideram que a pressão para se adoptar novos sistemas de pagamento, mais convenientes, pode ameaçar a segurança dos utilizadores. Curiosamente, é a pressão que os clientes fazem pelo desenvolvimento de novas soluções que os coloca em perigo. 53% dos inquiridos consideram que a conveniência é mais importante do que a segurança.

Apenas metade dos inquiridos consideram estar confiantes nas soluções emergentes de sistemas de pagamento. No campo das formas de pagamento, 34% dos inquiridos consideram que é mais perigoso comprar online, 24% assinalam os riscos na utilização de terminais de pagamento e 24% apontam o dedo aos pagamentos utilizando o telemóvel.

De um modo preocupante, 47% dos inquiridos classificou a capacidade da sua organização lidar com os riscos como não eficaz ou apenas algo eficaz. Lembramos que o questionário foi feito a profissionais ligados ao desenvolvimento de sistemas de pagamento e especialistas em TI.

Portanto, quem é responsável pela segurança no campo dos pagamentos? Novamente, não existia muito consenso nas respostas, com 45% a afirmarem que são as instituições bancárias, 40% a indicarem as empresas que fornecem os cartões de crédito e 33% a apontarem o dedo aos reguladores. Já na pergunta acerca de quem é responsável por proteger os dados dos utilizadores depois de uma falha de segurança, 75% afirmam ser a empresa responsável pela perda de dados e 69% dizem ser os bancos que emitiram os cartões afectados.

A última questão do estudo reúne mais consenso, sendo que 85% dos inquiridos afirmam que é necessário uma maior colaboração entre entidades de modo a que se possam resolver problemas de segurança.

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