Redes eléctricas inteligentes vulneráveis a ciberataques

As redes eléctricas em todo o mundo estão mais vulneráveis a ataques informáticos devido à utilização de sistemas de controlo industriais, divulgou a empresa de estudos de mercado ABI Research.

“Na reestruturação do sector da energia e na necessidade da obtenção de uma rede de energia inteligente, a questão da segurança foi ignorada”. A empresa ABI Research afirma que “os sistemas de controlo industrial têm fracos métodos de autenticação, baixa ou inexistente encriptação e não são na maioria dos casos capazes de detectarem intrusões.

electricity-623x432

Devido a estes problemas de segurança, a possibilidade da existência de ciberataques aumentou.

“Os ciberataques podem causar danos muito sérios às redes de energia eléctrica. Os operadores necessitam de olhar com muita atenção para a cibersegurança e não como algo dispensável” afirma Michela Menting, analista sénior da ABI Research.

Nos Estados Unidos, um estudo concluiu que as empresas estão sujeitas a cerca de 10,000 ataques por mês. Das 53 empresas inquiridas, mais de uma dúzia referiu que os ataques chegam em muitos casos a ser diários. Uma empresa queixou-se de estar sob ataque constante de malware e de utilizadores mal intencionados que pretendiam ganhar acesso a sistemas internos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

one × three =