Mantenha-se fresco e seguro este Verão

Com o Verão a atingir, em determinadas semanas, temperaturas recorde, muitas pessoas levam os seus portáteis, tablets e smartphones para locais mais frescos de modo a poderem trabalhar ou navegarem na Internet com maior conforto. Porém este aumento da mobilidade significa riscos acrescidos e por isso preparámos este conjunto de sugestões que o vão ajudar a estar seguro quando navega num centro comercial, biblioteca, café ou onde quer que se encontre.

Quando sai de casa…

Se viaja com o seu portátil ou tablet num autocarro, comboio ou metro é boa ideia manter o dispositivo discreto. Nenhuma outra coisa passa a mensagem “dispositivo caro, vale a pena roubar” como uma mala de transporte de aspecto dispendioso. Um meio de transporte adequado e seguro para o seu computador não precisa ser caro e, em muitos casos, uma mochila normal ou um saco de transporte almofadado resolvem o problema.

Se por outro lado viaja de carro e não pretende levar o seu dispositivo, guarde-o na mala ou debaixo do banco. Acima de tudo escolha uma localização que não seja visível da parte de fora do veículo. Deverá fazê-lo sobretudo antes de chegar ao local de destino.

Se estiver a andar na rua com os seus pertences pessoais certifique-se que está a segurar bem a sua mochila ou saco. Um pequeno descuido poderá levá-lo a perder todos os seus bens pessoais.

Certifique-se que a sua mochila ou saco, têm os seus contactos, como nome, número de telefone e endereço de email, visível por dentro, em localizações diferentes. Se deixar a sua mala em qualquer local por esquecimento, existe uma chance de a poder recuperar.

Também os seus dispositivos portáteis deverão estar identificados. Pode colocar a identificação na parte de baixo, no compartimento da bateria, entre muitos outros locais.

… e quando chega ao seu destino

Muitos portáteis têm um slot de segurança de modo a que possam ser presos a uma mesa ou a outro objecto. Se estiver muito tempo num local, como uma biblioteca ou um café, considere utilizar um destes dispositivos de segurança para prender o seu computador a uma mesa ou a outro objecto de maiores dimensões. Isto vai fazer com que não seja tão fácil agarrarem o seu portátil e fugirem.

Como se afastar com segurança

Se possível, é sempre boa ideia tirar vantagem do sistema de “companheirismo”. Peça a alguém que esteja perto de si, para estar atento ao seu computador caso tenha de se afastar por mais do que uns segundos. Em troca e caso o seu parceiro do lado tenha de se ausentar também por momentos poderá fazer o mesmo por ele. Claro que tudo isto depende do local onde se encontra. Será bem mais seguro fazê-lo numa biblioteca, do que num mercado onde passam centenas de pessoas.

Para além de pedir à pessoa que se encontra ao seu lado para cuidar do seu dispositivo, será quase obrigatório bloquear a sessão. Deste modo, caso o dispositivo caia em mãos erradas, será possível proteger todas as suas informações.

Os perigos das redes WiFi gratuitas

Muitos cafés, livrarias, bibliotecas e restaurantes oferecem acesso Wi-Fi gratuito aos visitantes. Porém o ser gratuito não significa necessariamente que deve aproveitá-lo. É possível que alguém possa estar a monitorizar e a capturar o tráfego de rede pelas mais variadas razões, desde publicitárias, até ao roubo de credenciais para acesso ao e-mail e a instituições financeiras.

Se ainda assim necessitar de utilizar este serviço, não introduza as suas credenciais nos sites que visitar. Estará mais seguro se emparelhar o seu tablet ou portátil com o smartphone e utilizar a sua própria ligação de dados. Embora estas ligações não sejam gratuitas, terá menos probabilidades das suas comunicações serem interceptadas.

Lembre-se de actualizar

Quanto utiliza ligações Wi-Fi em mobilidade deverá certificar-se primeiro que o seu sistema operativo está actualizado, bem como a solução antivírus que tem instalada. Dedique alguns minutos à verificação manual de atualizações e instale-as antes de sair de casa ou do escritório. Se utilizar software, por vezes vítima de ataques, como Java, Adobe Flash ou o Adobe Reader tenho cuidados redobrados e verifique se existem novas versões.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

fifteen + 8 =