Os casais com uma longa relação incorrem normalmente em alguns comportamentos perigosos online, dado o crescente número de esquemas criminosos, nomeadamente na partilha de palavras-passe, sendo que pelo menos 2 terços dos casais partilham, pelo menos, uma palavra passe de acordo com um estudo realizado pela Pew Internet.
Mais de dois terços (67%) dos utilizadores de Internet que são casados ou comprometidos partilham a sua palavra-passe para uma ou mais contas on-line com o/a companheiro/a.
Mais de um quarto (27%) dos casais partilham uma conta de e-mail entre si. Os mais propensos a partilharem contas de e-mail são os utilizadores pertencentes a uma classe etária mais elevada, ou os casais que estão num relacionamento há mais de dez anos.
O estudo agora divulgado descobriu que os casais que se conhecem há mais de 10 anos, antes de redes como o Facebook – têm mais tendência a criarem contas conjuntas, comparativamente aos que se conheceram agora.
Quem já estava numa relação antes do aparecimento de plataformas como o Facebook ou Twitter, tem tendência em manter-se dessa forma nas redes sociais, utilizando apenas uma conta. Porém quem já possuía um perfil, por exemplo, no Facebook, antes do início da relação tem tendência a manter perfis privados ao longo do relacionamento.