Facebook deu à Apple, Samsung e outros acesso a dados de utilizadores

De acordo com o New York Times, o Facebook terá partilhado quantidades substanciais de dados de utilizadores com fabricantes como a Apple, Microsoft, Samsung e BlackBerry.

O Times indica que a rede social terá feito parcerias ao longo de 10 anos para que fosse possível integrar funcionalidades do Facebook em sistemas operativos sem ser necessário o uso de uma app. Porém, para que funcionassem, o Facebook terá dado a pelo menos 60 fabricantes de dispositivos acesso a dados de utilizadores através de APIs privadas.

O Times sugere que o nível de acesso concedido levanta questões sobre o cumprimento da legislação de privacidade instaurada pela Comissão Federal de Comércio (FTC), a organização independente norte-americana da proteção dos consumidores e da prevenção contra práticas nocivas nos mercados.

A defesa apresentada pela rede social assenta na ideia de que se trataram de acordos necessários, e de que era permitido aos utilizadores concederem que os seus dados fossem partilhados (ou não). Mas como o próprio Times nota, é uma situação semelhante à do escândalo da Cambridge Analytica, que revelou como as regras de privacidade do Facebook puderam ser exploradas.

No entanto, a questão Cambridge também revelou que o ecossistema digital de hoje em dia é construído através da informação pessoal, e como é fácil para certas empresas levar utilizadores a confundir consentimento com compreensão de tudo o que está em jogo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

18 + 13 =