Fortnite para Android não estará no Google Play e pode representar um risco para os utilizadores

Os fãs de Fortnite aguardam a chegada daquele jogo para dispositivos Android há algum tempo e esse tão esperado dia está quase a chegar. O anúncio foi feito pelos produtores do jogo, a Epic Games, embora o comunicado também tenha vindo com a surpresa de que o APK de Fortnite não estará disponível para download na loja oficial do Android, o Google Play, mas apenas no site oficial da companhia.

A razão pela qual o jogo não estará disponível através do Google Play foi comunicada pelo CEO da Epic Games, Tim Sweeney,  numa entrevista realizada pela GamesIndustri.biz, em que ele destacou duas razões que levaram a empresa a tomar essa decisão: primeiro, porque dessa forma “podemos ter um relacionamento direto com nossos clientes”, explicou Sweeney. E a segunda razão é económica, já que o Google mantém 30% dos lucros por cada jogo comprado na loja. Considerando que com Fortnite para iOS a empresa faturou 15 milhões de dólares nas três primeiras semanas e sabendo que 85% dos smartphones em todo o mundo usam Android, com esta decisão estariam a lucrar muito mais.

Por outro lado, Sweeney comentou que “compartilhar os lucros com fabricantes de consolas como a Microsoft ou Nintendo é muito mais racional, considerando que essas empresas investem muito dinheiro em hardware, campanhas de marketing, etc. Mas em plataformas abertas, 30% parece um custo desproporcional, levando em conta o serviço que é oferecido”, acrescentou.

No entanto, o facto de não estar disponível no Google Play representa um risco para a segurança dos utilizadores. Como destaca o WeLiveSecurity, fazer downloads de aplicações através da loja oficial do Google é uma garantia de segurança, tendo em conta que há mais riscos no download por meio de outros sites em que nem sempre é possível saber quais foram os controlos implementados.

Num artigo publicado na semana passada pelo WeLiveSecurity sobre as armadilhas comuns em Fortnite, é mencionado que, dada a febre gerada em torno do jogo, muitos ansiosos por jogá-lo nos seus smartphones foram enganados com falsas ofertas de Fortnite para Android (quando ainda não havia sido anunciado o lançamento) que acabram por infetar os dispositivos com aplicações maliciosas e/ou falsas.

Como explica o The Hacker News, a decisão de oferecer o APK para Android sem o Google Play como intermediário levará os utilizadores a habilitar manualmente a opção “instalar aplicações de fontes desconhecidas” (a menos que pertença aos 12% de utilizadores que tem a versão Oreo do Android) e eliminar algumas barreiras de segurança que o Android oferece. Isso fará com que muitos utilizadores procurem no Google “Como instalar Fortnite no Android” ou “Como fazer download do Fortnite para Android”, o que abre a possibilidade para que o utilizadores à procura de ajuda acabem a visitar uma página que esconde algo malicioso.

Na CNET, o editor Sean Hollister escreveu em artigo de opinião que o Fortnite está pôr em risco a segurança dos utilizadores para demonstrar o monopólio do Google Android. E diz que, embora pareça ser válido o ponto de vista do CEO da Epic Games, que diz que “se ninguém pode lançar a sua aplicação fora da loja do Google Play por colocar em risco a segurança dos utilizadores, então o Google criou um monopólio com a plataforma”, Hollister expõe alguns pontos de vista que também parecem válidos e oportunos. Sobretudo, depois de Sweeney mencionar no Twitter que “as plataformas abertas são uma expressão de liberdade onde os utilizadores devem ter a liberdade de instalar o programa que desejam e os produtores também devem ter a liberdade de lançar o programa da maneira que quiserem”. E enquanto ele esclarece que com esta liberdade vêm grandes responsabilidades, Hollister destaca como é difícil falar de responsabilidade quando falamos de um jogo que muitas crianças podem obter.

Neste momento não há data específica para o lançamento do jogo para Android, mas é recomendado que os utilizadores tomem as precauções necessárias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

twenty − 17 =