Dia Global dos Pais: Recursos gratuitos de ciência da computação para manter as crianças envolvidas em casa

O Dia Global dos Pais, que é celebrado todos os anos no 1.º de junho, é uma oportunidade de reconhecer e agradecer aos pais em todo o mundo pelo seu compromisso em educar a próxima geração. As celebrações deste ano encontram pais e crianças numa situação única, com medidas de confinamento obrigatórias a forçar escolas em todo mundo a fechar as portas durante meses a fio.

Esta situação não tem sido fácil para os pais, que subitamente tiveram de desempenhar o papel de professores além de mães e pais. E com poucas oportunidades para sair de casa, as crianças estão agora a passar mais tempo a olhar para ecrãs. Em circunstâncias normais, isto é algo fortemente desencorajado. Com as integrações sociais e tempo no exterior limitado, há um leque de opções mais restrito no que diz respeito a atividades para crianças.

Em consequência disso, os pais tiveram de aceitar que os ecrãs vão desempenhar um papel importante nas suas vidas. No entanto, embora o maior uso de dispositivos seja inevitável, é possível pelo menos tentar encorajar os mais novos a usar estes ecrãs de maneira produtiva. Uma das muitas consequências da Covid-19 é que ela forçou a educação a deslocar-se para o online. E embora isso não possa nunca substituir a aprendizagem face-a-face, existe uma variedade de excelentes recursos disponíveis para ajudar os pais a manter as crianças investidas na sua educação.

Na ESET, estamos sempre à procura de formas de encorajar a próxima geração de estudantes a considerar uma carreira em cibersegurança. Com ameaças online em crescimento e o cibercrime a contabilizar prejuízos no valor de 6 triliões de dólares norte-americanos até 2021, os profissionais da cibersegurança são altamente requisitados.

Temas como as tecnologias de informação e a ciência da computação são ótimos começos, oferecendo aos estudantes as capacidades técnicas e analíticas necessárias para uma carreira de sucesso na área. Felizmente, a Internet tem vários recursos que crianças de todas as idades podem usar para aprender mais sobre ciência da computação e código. Aqui ficam algumas propostas gratuitas a que os pais podem recorrer para transformar o uso dos ecrãs em tempo de aprendizagem.

  1. STEM Learning

STEM Learning é uma plataforma de educação britânica que oferece apoio a jovens que procurem aprender mais sobre ciência, tecnologia, engenharia e matemática. O website inclui um live chat com apoio de especialistas e possui centenas de recursos que podem ser filtrados por tópico e idade.

2. TEDEd

Embora possa já ter ouvido falar no TED devido às suas palestras e conferências, o TED-Ed é a iniciativa de educação para jovens que procura dar a conhecer as ideias de estudantes e professores em todo mundo. Com uma rede global de mais de 250 mil professores, e uma biblioteca vasta de vídeos originais animados, desde explicações sobre como os automóveis autónomos “veem” até developers de apps de 12 anos, o TED-Ed é uma fonte ótima de conteúdo aliciante.

3. Scratch

O Scratch, um projeto da MIT Media Lab, permite às crianças programar as suas próprias históricas interativas, jogos e animações, e partilhar as criações com o resto da comunidade. O projeto ajuda os mais novos a aprender a pensar de maneira criativa, raciocinar sistematicamente e trabalhar em colaboração.

4. Code.org

O Code.org dedica-se a expandir o acesso à ciência da computação, procurando tornar a aprendizagem sobre computadores tão prevalente como a biologia, química ou álgebra. Apoiado pelo Facebook, Google e Microsoft, o website contém aulas completas para crianças de todas as idades, bem como o programa “Hour of Code”, oferecendo tutoriais divertidos e animados com uma hora de duração.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

19 − 16 =