O software de antivírus dura para sempre?

Entrou em vigor no dia 1 de julho de 2020 a nova Política de Fim de Vida da ESET. É o caminho para uma melhor proteção

O Fim de Vida (EOL), também conhecido por “ocaso do produto”, é muitas vezes considerado como o período final de vida de um produto (ou serviço). É um percurso que pode gerar ansiedade, frustração e até um sentimento de perda em alguns utilizadores. Como um buraco ou rasgão no seu par favorito de calças que já não é possível remendar, chega o dia em que tem de decidir se vão para o lixo ou se as usa apenas em casa. O software passa pelo mesmo.

Assim que um produto de software é lançado, os seus criadores já estão a desenvolver atualizações com novas funcionalidades e melhor desempenho. Estas melhorias e quaisquer problemas que possam surgir são geridos através de níveis de suporte e de investimento predeterminados, que regra geral diminuem antes do Fim de Vida * do produto. Eventualmente, um produto passa por mudanças mais óbvias. Para alguns utilizadores, alterações à interface (UI), à estrutura do design e à experiência de utilizador (UX) – como a interação e as funcionalidades atuam – podem ser confusas no início.

Os melhores elementos dos seus produtos ESET continuarão a existir.

São sentimentos que até muitos dos colaboradores da ESET (incluindo programadores!) partilham com os utilizadores. No entanto, os tempos mudam e as ameaças também; os nossos produtos devem acompanhar estas mudanças, caso contrário não poderíamos proporcionar uma proteção de qualidade.

Antes das atuais restrições resultantes do COVID-19, a ESET já se encontrava a reduzir o número de versões antigas dos produtos que suporta. Algo que agora se tornou numa prioridade mais imediata, com a importância cada vez mais crítica do ecossistema da Internet tanto para consumidores como para clientes empresariais.

Na verdade, a maioria dos elementos essenciais da nossa tecnologia continuará a existir. Por isso, enquanto todos os produtos, incluindo os disponíveis para Windows, macOS e Android, são atualizados com novas funcionalidades, estas são baseadas em tecnologias consolidadas cuja eficácia já foi rigorosamente testada e comprovada.

O que vai mudar e quando?

A nova Política de Fim de Vida da ESET entrou em vigor no dia 1 de julho de 2020 e introduz uma série de mudanças na forma como suportamos, e por quanto tempo suportaremos, produtos para os consumidores durante a sua vida útil. Esta política engloba o tempo de vida útil de produtos e versões, atualizações de produtos e, finalmente, o apoio técnico dado aos utilizadores, proporcionando um sistema mais previsível que reflete o atual panorama da cibersegurança.

Desde 1 de julho que passou a haver três níveis de suporte aos nossos produtos, onde antes existiam quatro: Suporte Completo, Suporte Limitado e EOL. Acreditamos que tal é importante dado o número expressivo de utilizadores da ESET, e de outros utilizadores online, que atualizaram e reforçaram o seu uso tanto de hardware como de software durante a crise atual para melhor acederem a teletrabalho, educação e serviços. Tendo isso em conta, a nova Política de EOL também detalha a nossa política de suporte a sistema operativos, incluindo Windows, macOS, Linux e Android. O nosso compromisso é o de suportar todas as principais atualizações de sistemas operativos à medida que estas forem lançadas.

Enquanto empresa focada na investigação, também queremos garantir que os nossos utilizadores entendam que o objetivo da nova Política de EOL é dar prioridade à proteção. Existem muitas ameaças, presentes e antecipadas, que são enfrentadas com maior eficácia por tecnologias mais recentes. Recordamos que todos os utilizadores ESET têm sempre e automaticamente o direito de usar, sem custos adicionais, as versões mais recentes e atualizações dos produtos para os quais possuam uma licença. Na verdade, convidamos todos os consumidores a atualizar (caso ainda não o tenham feito) de modo a beneficiar do melhor nível de proteção.

Porque as atualizações e melhorias de produtos são uma das ferramentas mais importantes que um utilizador tem para proteger os seus dispositivos, dados e privacidade contra malware e cibercriminosos, a ESET trabalha continuamente nas características base e em melhorias da experiência de utilizador, acrescentando novas funções e implementando “feedback” dos consumidores sobre novos produtos, ferramentas e versões de serviços lançados anteriormente.

As EOLs de que aqui falamos trazem outras vantagens. Ao reduzir o número de variações de produtos anteriores que suportamos, os nossos engenheiros e criadores podem dar maior atenção a plataformas atuais e futuras que protejam e permitam uma interface ainda mais intuitiva, algo pela qual a ESET veio a ser reconhecida.

Se necessitar de ajuda pode abrir um ticket em https://www.eset.pt/suporte/ . Temos todo o gosto em ajudar neste processo.

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A ESET garante suporte completo para as versões mais recentes:

Windows

  • ESET Smart Security Premium
  • ESET Internet Security
  • ESET NOD32 Antivirus

Android

  • ESET Mobile Security
  • ESET Parental Control
  • ESET Smart TV Security

macOS

  • ESET Cyber Security Pro
  • ESET Cyber Security

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*O link fornecido para a Política de Fim de Vida leva os utilizadores à página ESET Knowledge Base (KB). A KB é uma coleção de artigos informativos e dicas sobre como aumentar a proteção e aprender mais sobre como proteger as suas plataformas digitais.

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