Podcast ESET revela passado e presente da ciberguerra na Ucrânia

Podcast de investigação da ESET

A ESET lançou um novo podcast de investigação, cobrindo os mais recentes desenvolvimentos da invasão da Rússia na Ucrânia em matéria de ciberameaças.

A atual invasão militar da Rússia na Ucrânia tem-se registado ao nível das operações físicas e digitais. Há muito tempo que o território ucraniano é um alvo de operações digitais sofisticadas, incluindo de espionagem e sabotagem a infraestruturas críticas e outros setores. A Ucrânia foi, aliás, o palco para o ciberataque mais destrutivo da história – o NotPetya.

Tendências de ciberameaças na Ucrânia

Os investigadores da ESET descobriram um conjunto de novas ciberameaças avançadas que se têm infliltrado em organizações governamentais ucranianas com um único objetivo: causar o máximo de dano possível. E, para já, não há sinais de que estas ameaças abrandem nos próximos tempos.

No novo podcast ESET, da série ESET Research, os especialistas em cibersegurança Aryeh Goretsky, Jean-Ian Boutin e Robert Lipovsky analisam os mais recentes ataques no contexto dos vários anos de ciberataques na Ucrânia. A análise inclui a descrição das táticas, técnicas assim como dos procedimentos das ameaças, com explicações sobre o início dos ataques e a sua evolução ao longo do tempo. Além disso, os investigadores da ESET comentam as possibilidades de sucesso destas ameaças, traçando, finalmente, alguns cenários possíveis para o futuro.

Ouça o podcast ESET “Ukraine’s past and present cyberwar” aqui (em inglês).

Convidamos ainda subscrever o podcast nas mais populares aplicações de podcast, incluindo Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts, e PodBean.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

4 × three =