Dia da Internet Mais Segura: As pequenas regras que todos podemos aplicar para proteger os mais novos

Hoje é o Dia da Internet Mais Segura (tradução de Safer Internet Day, ou SID), uma campanha anual de consciencialização que remonta a 2004, no continente europeu, e tem como objetivo chamar a atenção para os benefícios de desfrutar da Internet enquanto se mitiga a exposição a riscos online.

Agora na sua 20º edição, o Dia da Internet Mais Segura é hoje um evento basilar no calendário da segurança digital global, com várias organizações de suporte em todo o mundo que trabalham em conjunto para uma Internet melhor.

Este desafio torna-se ainda maior e, de facto, mais complexo quando se trata de manter as crianças e adolescentes em segurança. Durante a pandemia, o tempo que as crianças passam com ecrãs aumentou 1,5 vezes, tornando milhões de nativos digitais excessivamente confiantes vulneráveis a esquemas, cyberbullying e outras formas de abuso.

Enquanto pais, encarregados de educação e educadores sobrecarregados estão a tentar acompanhar as realidades em constante mudança do mundo online e os riscos crescentes e emergentes, a segurança digital das crianças tem evoluído para uma preocupação global. Quer seja um cuidador, educador, investigador ou tenha um papel na elaboração de políticas, há muito que todos nós poderíamos estar a fazer para facilitar comportamentos digitais saudáveis nas gerações mais jovens e futuras. O Dia da Internet Mais Segura é o momento perfeito para chamar a atenção para a importância da promoção de bons comportamentos online.

As pequenas regras que todos podemos aplicar

Como a fronteira entre o mundo físico e os mundos virtuais continua a esbater-se, encontrar a melhor maneira de guiar as crianças através das complexidades da segurança, privacidade, abuso, e a diferença entre “o que é engraçado” e “o que é perigoso” pode ser extremamente desgastante. Porém, há abordagens infalíveis que podemos usar para ajudar as crianças a estar online com mais cuidados. No Dia da Internet Mais Segura, a ESET apresenta algumas dicas úteis para aconselhar os mais novos:

  • Não sabes quem está do outro lado do ecrã.
  • Nunca partilhes informação pessoal (nome, morada, escola, etc.) com pessoas na Internet.
  • Usa uma alcunha e um avatar.
  • Não discutas online.
  • Não deixes ninguém discutir contigo online. Bloqueia esses utilizadores e informa um adulto.
  • Nunca encontres um estranho online em pessoa, pois também não entrarias no carro de um estranho.
  • O que acontece na Internet, fica na Internet – para sempre. Nada é segredo.
  • Mesmo as mensagens que desaparecem ao fim de algum tempo podem viver para sempre se alguém guardar uma fotografia do ecrã.
  • Mesmo os amigos podem partilhar algo que pediste para não partilharem com ninguém, por isso não envies coisas que não queiras que mais ninguém veja.
  • Não deixes os teus amigos pegarem nos teus dispositivos e “brincarem” com eles sem a tua supervisão.

Para mais coisas que se fazem e não se fazem na Internet, visite também o Safer Kids Online da ESET. Além disso, aproveite o Dia da Internet Mais Segura para conhecer o Hey PUG, a nova série animada da ESET que ensina as crianças a reconhecerem as ameaças online.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

four × one =