A Wi-Fi Alliance, uma organização sem fins lucrativos que promove a tecnologia Wi-Fi e certifica produtos Wi-Fi, atualizou o protocolo de segurança habitualmente implementado em dispositivos Wi-Fi, além de estar ainda a certificar equipamentos com suporte para WPA3.
Os dispositivos com WPA3 atualizado ficarão praticamente invulneráveis contra hackers que tentem adivinhar as suas palavras-passe até acertarem. As novas provisões de segurança também permitirão uma proteção robusta no caso de palavras-passe fracas. Dispositivos compatíveis com WPA3 incorporarão encriptação individualizada de dados, tornando-os mais seguros quando utilizados em cafés e noutras redes Wi-Fi abertas.
A Wi-Fi Alliance vai também lançar um novo protocolo para dispositivos WPA2 e WPA3 que permite que um sistema baseado em código QR ligue equipamentos a pontos de acesso.
Embora a Wi-Fi Alliance não exigir atualmente uma certificação WPA3 para todos os novos equipamentos, espera-se que a sua adoção acelere nos próximos anos. A título de exemplo, a Qualcomm já começou a fabricar chips para telemóveis e computadores com suporte para a próxima geração de Wi-Fi, 802.11ax e WPA3.